RS tem 267 leitos ocupados por pandemia

RS tem 267 leitos ocupados por pandemia

Do total de pacientes, 80 já tiveram diagnóstico confirmado para Covid-19

Correio do Povo

Dado foi anunciado pelo governador Eduardo Leite em coletiva à imprensa nesta quinta-feira

publicidade

O governador do Estado Eduardo Leite anunciou, em coletiva à imprensa nesta quinta-feira, que há atualmente 267 pacientes hospitalizados em decorrência do novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Destes, são 80 com testes confirmados do vírus e 187 com suspeita da doença. Segundo A Secretaria Estadual de Saúde (SES), o dado abrange pacientes em 129 leitos clínicos e em 138 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). 

Nesta quinta, três mortes por Covid-19 foram notificadas pela Secretaria Estadual de Saúde. Os novos casos são de Passo Fundo (2) e São Leopoldo. O total de óbitos pela doença já soma 14 no RS.

“Eu não tenho nenhum prazer em manter atividades fechadas”

O decreto estadual prevê que as atividades que não são consideradas como “essenciais” fiquem suspensas até o dia 15 de abril, na próxima quarta-feira. A possibilidade de prorrogação da determinação ou a flexibilização da abertura dos comércios vai depender, segundo Leite, de “duas frentes de informações importantes”. A primeira que o governador se refere é a pesquisa em campo da Universidade Federal de Pelotas, que vai realizar cinco mil testes rápidos neste fim de semana. As amostras coletadas em pessoas nas ruas buscam identificar o perfil e a intensidade da contaminação pelo vírus.

A outra frente é o monitoramento clínico de 300 hospitais gaúchos, recentemente implementado pelo governo estadual. A união e análise destes dados deve influenciar na aplicação do distanciamento seletivo às cidades gaúchas sem registro de casos de Covid-19. “Eu não tenho nenhum prazer em manter as atividades fechados”, disse Leite justificando medidas que classifica como “impopulares”. Até a validade do decreto, todo o Estado permanece em distanciamento ampliado.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895