Saiba qual foi a iniciativa para a habitação elogiada no Cosud

Saiba qual foi a iniciativa para a habitação elogiada no Cosud

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), interrompeu a fala do secretário de Habitação do RS para elogiar edital desenvolvido

Rafael Renkovski

Secretário de Habitação do RS apresentou resultados do grupo técnico no encerramento do Cosud

publicidade

Durante a finalização do 10º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado no Rio Grande do Sul, os 21 grupos técnicos desenvolvidos no encontro apresentaram os resultados obtidos nos três dias de trabalho. O secretário de Habitação e Regularização Fundiária do RS, Carlos Gomes (Republicanos), apresentou um edital desenvolvido pela equipe que tratou da temática habitacional, com foco em moradias provisórias para momentos de catástrofes. Chamou a atenção, no entanto, a quebra de protocolo do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que interrompeu a fala de Gomes para elogiar a iniciativa.

Veja Também

"O Cosud é exatamente isso. Sair daqui com o edital pronto, com a solução feita, é exatamente o que se espera. Só por isso já valeu o Cosud todo”, disse o governador fluminense. A iniciativa do grupo técnico que debateu habitação e obras públicas visa dar continuidade ao que já havia sido elaborado no encontro anterior do consórcio, em outubro de 2023, quando São Paulo foi a sede.

Segundo o secretário da pasta no RS, o edital é para a construção de unidades habitacionais provisórias utilizadas de maneira consorciada em momentos de catástrofes, caracterizando como uma “urgência dessa resposta que os estados precisam”. “O compromisso tem o objetivo de integrar e padronizar conceitos e metodologias de definição de problemas habitacionais e identificação de oportunidades de intervenção para solução”, complementou Carlos Gomes.

Por fim, Gomes afirmou que o edital está sendo elaborado para o próximo Cosud, a ser realizado em agosto, no Espírito Santo, mas poderá ser antecipado. “De todos os estados do consórcio, apenas Paraná e São Paulo já têm sistemas integrados com os municípios para cadastrar essas unidades, com solicitação pelos prefeitos”, concluiu.

*Sob supervisão de Mauren Xavier


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895