Saiba quem é o único gaúcho do ministério de Lula

Saiba quem é o único gaúcho do ministério de Lula

Primeiro escalão teve os últimos dos 37 nomes anunciados nesta quinta-feira

Felipe Nabinger

Paulo Pimenta foi escolhido por Lula para a Secom

publicidade

Com o anúncio de 16 novos nomes nesta quinta-feira, o presidente eleito Lula (PT) confirmou todos os 37 ministros do seu próximo governo. Entre os anunciados, está o único gaúcho: o deputado federal reeleito Paulo Pimenta. O presidente estadual do PT assumirá a Secretaria de Comunicação da Presidência da República e Governo Federal (Secom), que volta a ter status de ministério, após ficar vinculada ao Planalto no atual governo de Jair Bolsonaro (PL).

Sob comando de Pimenta, a secretaria será dividida em cinco áreas, além da Empresa Brasil de Comunicação (EBC): Audiovisual, Publicidade e Propaganda, Imprensa, Institucional e Comunicação Digital. Com forte atuação nas redes sociais ao longo da campanha e um dos componentes do grupo de transição na área da Comunicação, o santamariense venceu a disputa interna  o ex-presidente nacional do PT Rui Falcão. 

O futuro ministro-chefe da Secom é jornalista e técnico agrícola formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi eleito vereador em Santa Maria em 1988 e reeleito em 1992. Chegou à Assembleia Legislativa do RS em 1998. Vice-prefeito de Santa Maria de 2000 a 2002, Pimenta foi eleito deputado federal em sua primeira disputa para a Câmara no mesmo ano da primeira eleição de Lula à presidência.

Em outubro, Paulo Pimenta foi eleito para seu sexto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. Com sua ida para o Executivo, a primeira suplente da federação formada por PT, PCdoB e PV, Reginete Bispo (PT) assumirá a cadeira. Embora não haja outros representantes do RS no ministério de Lula, não se descarta anúncios futuros de nomes para o segundo e terceiro escalão.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895