Saiba quem é o escolhido para o cargo de procurador-geral de Contas do RS

Saiba quem é o escolhido para o cargo de procurador-geral de Contas do RS

Governador Eduardo Leite anunciou nesta sexta-feira Ângelo Gräbin Borghetti para vaga de Geraldo da Camino no MPC

Felipe Nabinger

Borghetti, Leite e Da Camino, na entrega da lista tríplice no dia 9 de agosto

publicidade

Natural do município de Não-Me-Toque, o procurador Ângelo Gräbin Borghetti foi o escolhido do governador Eduardo Leite (PSDB) como novo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-RS) para o biênio 2023/2025. A confirmação foi divulgada nesta sexta-feira.

Borghetti foi o escolhido entre os nomes que compunham a lista tríplice entregue ao governador no dia 9 de agosto, onde também estavam as procuradoras Daniela Wendt Toniazzo e Fernanda Ismael .

Nascido em 1981, Borghetti ingressou na faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2000, formando-se no início de 2005. Ele atuou como assessor de desembargador no Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS) e como defensor público na comarca de Montenegro, antes de ingressar no MPC-RS, em 2009.

Nos últimos 15 anos, Borghetti atuou como procurador ao lado das duas procuradoras que com ele compunham a listra tríplice. Como houve um triplo empate, com quatro votos para cada, foi usada a ordem de classificação no concurso público, já que o trio foi aprovado no mesmo certame. Pelo critério de desempate, Borghetti havia ficado em segundo lugar na lista, atrás da procuradora Daniela.

Essa foi a primeira vez na história em que houve uma eleição para procurador-geral de Contas. Ângelo Gräbin Borghetti vai suceder Geraldo da Camino, que ocupou o cargo por 15 anos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895