Após a visita na sede da Stihl, a comitiva liderada pelo governador dirigiu-se à cidade de Walldorf, a cerca de 100 quilômetros de Waibling, que fica próxima a Stuttgart, no Sul da Alemanha. A pequena cidade abriga a sede de outra empresa alemã com presença no RS. A SAP produz softwares de gestão para empresas. A empresa espera aumentar o número de funcionários na filial em São Leopoldo nos próximos anos.
Com cerca de 800 colaboradores, no Tecnosinos, a SAP pretende chegar a 1.200 nos próximos anos. Hoje, a empresa conta ainda com cerca de 20 desenvolvedores que trabalham com inovação e Big Data. Até 2020, entretanto, esse número deve chegar a 100.
Em março, a empresa já havia anunciado investimento na ordem de 40 milhões de reais. “Vamos investir em São Leopoldo. A extensão do prédio é necessária, porque o tamanho da sede já não é suficiente”, afirmou o diretor de Operações, Dr. Clemens Daeschle.
O desejo de ampliação e no desenvolvimento de pesquisa em inovação foi reforçado pelo vice-presidente Executivo de Big Data, Dr. Franz Faerber, que também fez um pedido ao governo do Estado: “Nós gostaríamos de empregar mais pessoas (no RS), se houvesse mais pessoas disponíveis. O que peço é que vocês invistam em Educação, especialmente para qualificar pessoas em Tecnologias da Informação e Big Data.”
E é justamente no desenvolvimento de plataforma que utilizam a análise de um grande volume de dados (Big Data) que a SAP concentra sua atenção na filial gaúcha. Durante o encontro, a empresa apresentou ainda exemplos da utilização de um software de análise de dados na gestão pública. O programa facilita a tomada de decisão dos governantes a partir da análise de dados.
Interessado na proposta, o governador José Ivo Sartori já deixou combinada uma reunião entre o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, e a equipe da SAP no Brasil para que seja pensada em uma alternativa para a Segurança Pública. “É de interesse do Estado desenvolver esse tipo de análise para a área da Segurança. Poderia funcionar em parceria com os municípios”, sugeriu Sartori.
Os representantes da SAP na Alemanha também enfatizaram a necessidade de melhorias nas áreas de Segurança, Educação e infraestrutura. Além disso, pediram ao governador para levar um recado à empresa Fraport, nova administradora do Aeroporto Internacional Salgado Filho, empresa que será visitada pela comitiva hoje: que seja criada uma rota aérea que ligue Porto Alegre a Frankfurt sem necessidade de conexão. Atualmente, não existem voos diretos da capital gaúcha para nenhuma cidade alemã.
SAP promete aumentar número de funcionários em São Leopoldo até 2020
Comitiva do governo do Estado visitou a sede da empresa que produz software de gestão