"Se mostrou uma decisão acertada", diz Suárez sobre atuar no RS

"Se mostrou uma decisão acertada", diz Suárez sobre atuar no RS

Centroavante do Grêmio recebeu Medalha do Mérito Farroupilha na ALRS, em dia de torcida por sua permanência

Felipe Nabinger

publicidade

A Assembleia Legislativa teve tarde de Arena. O artilheiro do Grêmio e astro do futebol mundial Luis Suárez foi agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha. O uruguaio, acompanhado da esposa Sofia Balbi, recebeu a honraria no palco do Teatro Dante Barone. "Queria agradecer a todos pelo carinho desde o primeiro dia. Se mostrou uma decisão acertada vir a um país que nos recepcionou tão bem", disse Luis Suárez, já usando a medalha.

Por diversas vezes, os presentes, em número reduzido por questões de segurança, bradaram "Fica, Suárez", tentando demover o uruguaio de deixar o Grêmio ao final da temporada, indo atuar na MLS. 

"Desfrutamos de tudo que tem de lindo Porto Alegre e arredores. Foi um momento único fazer gol em um clássico", disse Suárez, em alusão ao clássico Gre-Nal. Ele completou que não há lugar no esporte para a violência e que não só torcedores do Grêmio, mas do Inter o param para fotos e enfatizou a vida que leva no RS, onde pode ir ao mercado como uma pessoa comum e onde seus filhos fizeram amizades.

Sem falar com a imprensa, chegando e deixando o local em meio a grande confusão promovida por torcedores gremistas, que tentavam a todo custo tirar fotos para registrar o momento com o ídolo. Assessores e os próprios deputados "tietaram" o centroavante, que deixou o Dante Barone por uma porta lateral ao palco, pela Duque de Caxias. Suárez ainda recebera nesta tarde o título de Cidadão de Porto Alegre, na Câmara dos Vereadores de Porto Alegre. 

A proposição da homenagem foi dos deputados Airton Artus (PDT) e do secretário do Trabalho e deputado licenciado, Gilmar Sossella, responsável por falar do histórico do atacante na abertura do ato.

Artus destacou que essa era a maior honraria dada pelo Legislativo, que representa o povo gaúcho. Ao lado de Sofia, um atento Suárez balançava a cabeça de forma afirmativa, como que agradecendo ao parlamentar.  

"O esporte é o melhor parâmetro. É a competição dentro das regras. E isso demonstrasse com capacidade", disse o parlamentar. Conforme ele, a projeção dada por Suárez a Porto Alegre e ao RS para o mundo foi a principal motivação para a outorga. "Quem gosta de futebol, gosta de ti." 

O deputado encerrou sua fala dizendo que se houver uma mínima possibilidade de permanência de Suárez no Grêmio, o clube, do qual é torcedor, daria o suporte necessário. O presidente do Grêmio, Alberto Guerra, também participou da homenagem.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895