Sebastião Melo confirma mudança na Secretaria de Cultura de Porto Alegre
Prefeito agradeceu Gunter Axt, que deve dar lugar a filiado do PSDB, partido com o qual se reúne à tarde
publicidade
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), confirmou a saída do titular da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), Gunter Axt, por meio de uma carta de agradecimento. A alteração na pasta, onde há meses Axt enfrentava desgastes, já era esperada e a mudança também deverá ter um viés político. Isso porque deverá ficar com o PSDB a titularidade, fazendo com que o partido, com o qual houve ruído devido o posicionamento do MDB porto-alegrense nas eleições estaduais.
Melo agradeceu ao ex-secretário por "dividir com a cidade a rica trajetória de conhecimento e respeito no meio conquistados como historiador" e disposição de contribuir com Porto Alegre. O prefeito lembrou no texto do cenário da pandemia e da entrega de projetos considerados importantes como o auxílio emergencial Giba Giba para mais de 4,5 mil trabalhadores e a oferta de cestas básicas aos profissionais da cultura.
Ele também citou a retomada de eventos como o Acampamento Farroupilha, Carnaval, blocos de rua, Descida da Borges, Noite dos Museus e a Feira do Livro, além da programação dos 250 anos da Capital e o início do projeto de implantação do Museu de Arte de Porto Alegre no Paço Municipal.
"Um trabalho que deixa marcas e entregas para a evolução da cultura e exaltação da história da nossa capital gaúcha. Fica o meu agradecimento por todo o esforço empenhado nos dois anos de parceria e pela grandeza neste momento de transição", afirmou Melo sobre o agora ex-secretário.
Reunião e substituto
Henry Ventura, adjunto na pasta no governo de Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e suplente de vereador da bancada tucana, é o mais cotado para assumir, conforme adiantado na coluna de Taline Oppitz. Uma reunião de Melo com representantes do diretório do PSDB de Porto Alegre e vereadores da bancada ocorre hoje às 17h, na Câmara de Vereadores da Capital.
O encontro deve encaminhar a retomada da união entre as duas siglas no âmbito municipal, embora, conforme o presidente municipal do PSDB, Moisés Barboza, não haja ligação com o cenário para as eleições de 2024 e a disputa pela prefeitura.
Ex-secretário se manifesta
O ex-secretário da Cultura de Porto Alegre Gunter Axt se manifestou após a divulgação da nota. “A secretaria passou por um processo de reestruturação nesses dois anos, mas ainda há muito para se fazer. Espero que o prefeito e o futuro secretário consigam desenvolver mais para entregar uma cultura alegre e pujante para Porto Alegre”, afirmou em entrevista na tarde de ontem ao programa ‘Esfera Pública’, da Rádio Guaíba.
Questionado sobre o que espera do restante do mandato do prefeito Sebastião Melo, Axt teceu elogios ao gestor municipal. “Espero o melhor. É um governo que está revolucionando a cidade. Espero que o prefeito continue com esse volume expressivo de entregas”, disse o historiador.
Quanto aos seus próximos passos após deixar a secretaria, Axt afirmou que vai realizar uma série de exames médicos e dar atenção à saúde antes de viajar. “Pretendo descansar um pouco, ir a Gramado e depois a Florianópolis e só então pensar em desdobramentos futuros”, respondeu.