Seis municípios gaúchos vão às urnas neste domingo

Seis municípios gaúchos vão às urnas neste domingo

Novas eleições ocorrem em cidades onde os candidatos vencedores em 2016 acabaram impugnados

Correio do Povo

Novas eleições ocorrem neste domingo em seis municípios do RS

publicidade

Seis cidades gaúchas realizam neste domingo eleições suplementares para a escolha de novos prefeitos. Os pleitos ocorrem em Arvorezinha, Butiá, Gravataí, Salto do Jacuí, São Vendelino e São Vicente do Sul. As novas escolhas, chamadas também de renovação de eleições majoritárias, acontecem nas cidades onde os candidatos vencedores das disputas para as prefeituras no pleito de outubro do ano passado acabaram tendo suas contas rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que resultou na anulação do resultado. O RS é entre os estados do país o que apresenta o maior número de municípios com eleições suplementares às de 2016.

Gravataí, na Região Metropolitana, tem a disputa mais acirrada. A cidade é o sexto maior colégio eleitoral do Estado, com 186.975 eleitores, e o novo pleito ocorre porque o vencedor em outubro, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Daniel Bordignon (PDT), teve o registro da candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em função de uma condenação por improbidade administrativa da Justiça do RS datada de 2015. Agora, cinco dos sete candidatos nas eleições de outubro voltam à corrida. As exceções são, além de Bordignon, o antigo candidato do PSD, Dr. Levi. Para as suplementares, o PSD formou aliança com a coligação da candidata Anabel Lorenzi (PSB), que reúne nove siglas. Já o PDT substituiu Bordignon na cabeça de chapa pela esposa do candidato, Rosane Bordignon. Também estão na disputa Marco Alba (PMDB), que lidera coligação de 14 partidos; Professor Valter (PT), Rafael Linck (PSol) e Sadao Makino (PSTU).

Em Arvorezinha, a disputa tem dois candidatos: Jaime Borsatto (PP) e Rogério Fachinetto (PDT). Em Butiá, disputam a suplementar Daniel Almeida (PT) e Fernando Lopes (PP). Em Salto do Jacuí concorrem Altenir Rodrigues da Silva (PP) e Claudiomiro Robinson (PDT).

Em São Vendelino, a corrida é entre Caren Dalcin (PMDB) e Evandro Schneider (PTB). E, em São Vicente do Sul, entre Fernando Pahim (PP) e Paulo Sérgio Flores (PMDB).

As novas eleições são realizadas sempre que decisão judicial acarreta o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário. O horário de votação é das 8h às 17h. Os eleitores devem comparecer em suas seções com carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei. O TRE-RS deve divulgar os candidatos vencedores até as 19h.

Justificativa

O eleitor de um dos municípios com novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito que não comparecer às urnas neste domingo, deve justificar sua ausência a partir de amanhã. Para isso, pode usar o sistema Justifica, disponível no site do TRE-RS, ou comparecer a um dos Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento do Eleitor do Estado. O eleitor tem, ainda, a possibilidade de justificar sua ausência no próprio domingo. Ele deve estar, porém, em um dos outros cinco municípios – que não o seu – onde haverá novas eleições e procurar qualquer seção de votação.



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895