Senado vota na quarta retorno da propaganda partidária na TV

Senado vota na quarta retorno da propaganda partidária na TV

Horário gratuito das siglas, também no rádio, havia sido extinto em 2017

R7

publicidade

O Senado vai decidir nesta quarta-feira (8) sobre o retorno da propraganda gratuita dos partidos políticos na TV e no rádio, que foi extinta na reforma eleitoral de 2017. O Projeto de Lei 4.572/2019, que já havia sido aprovado pela Casa, passou por mudanças na Câmara dos Deputados, por isso retornou ao Senado. 

De autoria dos senadores Jorginho Mello (PL-SC) e Wellington Fagundes (PL-MS), o projeto prevê que a sigla que cumprir a cláusula de desempenho contará com até 20 minutos por semestre, para divulgar seus “princípios partidários”, sempre em inserções de 30 segundos.

Os partidos com até nove deputados terão direito a 5 minutos por ano. Aqueles com mais de 20 parlamentares terão 20 minutos por ano. As inserções ocorrerão em horário nobre, entre 19h30min e 22h30mn. Em anos eleitorais, a propaganda partidária será transmitida apenas no primeiro semestre.

Não é horário eleitoral

A propaganda partidária não tem relação com o horário eleitoral. Trata-se de uma inserção anual que é garantida aos partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o texto do PL, a propaganda gratuita tem o objetivo de divulgar o programa do partido, incentivar a filiação e promover a participação política de jovens, mulheres e negros.

A partir das mudanças que foram feitas pela Câmara dos Deputados, será proibido o uso do horário para incitar a violência e o preconceito ou para divulgar material comprovadamente falso (fake news).


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895