Senador vai ao Conselho de Ética contra Gleisi por vídeo em TV árabe

Senador vai ao Conselho de Ética contra Gleisi por vídeo em TV árabe

Pedido para investigar suposta quebra de decoro foi encaminhado à Advocacia do Senado

Agência Brasil

Senador vai ao Conselho de Ética contra Gleisi por entrevista à TV árabe

publicidade

O senador José Medeiros (Pode-MT) apresentou nesta terça-feira uma representação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado contra a senadora Gleisi Hoffmann, após a parlamentar conceder uma entrevista na TV Al Jazeera. O pedido para investigar a possível quebra de decoro da petista foi recebido pelo presidente do colegiado, senador João Alberto Souza (MDB-MA), que o encaminhou à Advocacia do Senado para uma análise prévia.

Ao apresentar a petição, José Medeiros alega que Gleisi Hoffmann fez um chamamento a "grupos estrangeiros" para virem ao Brasil após a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Medeiros, a senadora estaria incitando o ódio e tentando incendiar o país. O senador José Medeiros protocolou ação, depois que a senadora Gleisi Hoffmann concedeu entrevista à emissora de TV árabe Al Jazeera.

Na semana passada, a entrevista da parlamentar à emissora árabe repercutiu também no plenário do Senado. Após ouvir críticas da senadora Ana Amélia (PP-RS) por, segundo ela, prejudicar a imagem do Judiciário brasileiro, Gleisi afirmou que a entrevista foi concedida com o mesmo intuito a outros veículos internacionais: o de chamar atenção para a prisão de Lula. Para Gleisi, o "incômodo" com a Al Jazeera só pode ser reputado à "ignorância e xenofobia" com o povo árabe. A depender do parecer dos advogados do Senado, o presidente do conselho João Alberto pode optar por reconhecer a denúncia contra a senadora, dando início ao processo, ou arquivá-la de ofício.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895