Sexta-feira será ponto facultativo no serviço público estadual

Sexta-feira será ponto facultativo no serviço público estadual

Compensação pelo dia não trabalhado deve ocorrer até 29 de fevereiro de 2024

Correio do Povo

Desde a redemocratização, 10 governadores já foram eleitos pelo voto direto

publicidade

O serviço público do Executivo estadual não terá expediente na sexta-feira, dia posterior ao feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. A data será considerada ponto facultativo, conforme o Decreto 57.251, publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (11/10).

De acordo com o texto, caberá aos dirigentes de órgãos e entidades o funcionamento dos serviços essenciais. Conforme o governo do Rio Grande do Sul, a compensação do período não trabalhado deve ocorrer até 29 de fevereiro de 2024, observando o limite de duas horas diárias acrescidas à jornada.

O Decreto 57.251 altera o de número 56.699, de 21 de outubro de 2022, que estabeleceu o calendário de feriados e pontos facultativos de órgãos da administração pública estadual, autarquias e fundações públicas em 2023.

Conforme o Parecer 19.597/22, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), ponto facultativo corresponde a datas nas quais não há o funcionamento ordinário dos órgãos públicos (ressalvados os serviços considerados essenciais), havendo a dispensa de comparecimento dos servidores.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895