Política

Silvana Covatti assume governo do RS por quatro dias

Presidente da AL será a segunda mulher a ocupar o cargo na história do Piratini

Presidente da AL será a segunda mulher a ocupar o cargo na história do Piratini
Presidente da AL será a segunda mulher a ocupar o cargo na história do Piratini Foto : Karini Viana / Palácio Piratini / Divulgação CP
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Silvana Covatti (PP), assumiu, na tarde desta quinta-feira, o governo do Rio Grande do Sul por quatro dias. O governador José Ivo Sartori (PSDB) e o vice José Paulo Cairoli (PSD) cumprem agenda pessoal, ambos em Santa Catarina. Durante o mandato temporário, Silvana disse que pretende deixar um legado como a segunda mulher da história e a primeira mulher do Partido Progressista a chegar ao cargo.

Silvana garantiu que assumir o posto nos próximos quatro dias não vai influenciar no julgamento do pedido de abertura de impeachment contra Sartori, movido pelo Cpers/Sindicato. “Não vai interferir, não. A partir daquilo que nós ouvirmos no parecer jurídico, eu vou tomar a minha decisão”, disse. Segundo a deputada, ela e o procurador da Casa, Fernando Ferreira, já analisaram o processo. A governadora em exercício afirmou que tomará a decisão assim que a comissão jurídica emitir um parecer. Ela também salientou que, para a decisão, vai consultar a Mesa Diretora.

Silvana Covatti deixa a presidência da AL no dia 31 de janeiro e quem assume é Edgar Pretto (PT). Sobre o pacote de austeridade de Sartori, que deve voltar à pauta após o ressesso parlamentar, Silvana garantiu que vai votar de acordo com o partido. ”A gente decide em conjunto. Eu sigo o meu partido”, frisou. Como presidente da Mesa, ela seguiu o regimento interno e optou por não votar os projetos e propostas de emenda votadas até dezembro. De um total de 15 matérias, o governo aprovou 14. Treze seguem pendentes.