Política

Simulações da Operação Laçador devem ser utilizadas na Copa

Ministro da Defesa destacou importância da defesa cibernética em visita ao RS

Ministro da Defesa destacou importância da defesa cibernética em visita ao RS
Ministro da Defesa destacou importância da defesa cibernética em visita ao RS Foto : Comando Militar do Sul / Divulgação / CP
A integração entre as três Forças Armadas deve garantir mais segurança  para o Brasil, segundo o ministro da Defesa, Celso Amorim, que acompanhou nesta segunda-feira, em Porto Alegre, as atividades da Operação Laçador 2013 de treinamento de guerra. “Somente através do conhecimento recíproco é possível defender o País de uma maneira mais eficaz, com maior economia de meios e maior eficiência de resultados”, declarou em coletiva à imprensa no Quartel-General do Comando Militar do Sul.

Os exercícios de adestramento em conjunto entre Marinha, Exército e Força Aérea unem os três estados da região Sul. A operação começou dia 16 deste mês e acaba na sexta-feira. Até lá, seguem sendo empregados todos os
sistemas operacionais para o treinamento.

O ministro ressaltou o uso da defesa cibernética como uma das ferramentas de ação. “Serve efetivamente para proteger o sistema de comunicações para que os nossos planos não sejam revelados para um eventual inimigo”, explicou.

Toda a técnica simulada deve servir, conforme Amorim, para operações durante a Copa do Mundo de 2014. Uma das ações praticadas durante a operação é a neutralização de alvos, além de ataque com transposição de curso d’água para conquistar a margem defendida pelo inimigo. Isolamento e controle de localidade, assalto aeroterrestre com paraquedista, controle e defesa do espaço aéreo são outras atividades realizadas.

No entanto, as forças não estão focadas apenas em situações de conflito, mas também em ações sociais, com apoio a famílias carentes, por exemplo. Para dar apoio aos exercícios, é utilizado o Centro de Coordenação e
Controle, montado na sede do Quartel-General, em Porto Alegre. No local, cerca de cem integrantes das três forças coordenam todas as tropas, incluindo o 5º Comando Aéreo Regional e o 5º Distrito Naval.

Todas as informações são operadas com tecnologia de ponta para garantir a eficiência da comunicação entre os envolvidos e banir a invasão dos sistemas da Defesa.

Bookmark and Share