Site deve ampliar controle sobre convênios com governo do Rio Grande do Sul

Site deve ampliar controle sobre convênios com governo do Rio Grande do Sul

Portal foi lançado nesta quarta-feira

Correio do Povo

Site deve ampliar controle sobre convênios com governo do Rio Grande do Sul

publicidade

* Com informações do governo do RS

A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul lançou nesta quarta-feira o Portal de Convênios e Parceiras do RS para ampliar o controle social sobre as verbas públicas destinadas a prefeituras, hospitais filantrópicos e instituições assistenciais. Por meio da ferramenta, a população pode saber, por exemplo, quanto o Estado destinou de recursos para o projeto de uma ONG e conferir onde a organização não-governamental investiu o dinheiro. 

O portal desenvolvido pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) foi lançado no dia do 68º aniversário do órgão de controle interno. "Estamos avançando em uma nova cultura de gestão. Mesmo com enormes dificuldades provocadas pela crise econômica, o governo vem agindo no ajuste fiscal e ampliando os mecanismos de transparência", salientou o secretário da Fazenda, Giovani Feltes.

Para o titular da Cage, Álvaro Fakredin, a chegada do portal representa "um novo marco no relacionamento do Estado com os entes externos", seguindo a mesma linha de aumentar o acesso às informações adotada com a implantação do Pilas R$, o primeiro aplicativo para celular sobre as finanças públicas. Fakredin salienta que a partir de agora haverá mais agilidade na prestação de contas dos convênios, eliminando os processos em papel, "o que garantirá também maior agilidade na própria liberação de recursos financeiros".

Agilidade nos processos

O portal já pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.convenioseparcerias.rs.gov.br. O site traz outros benefícios à gestão das verbas públicas repassadas para prefeituras e entidades do chamado terceiro setor. "Hoje o governo conhece melhor a estrutura do Estado, pois adotamos nestes dois anos dezenas de indicadores de desempenho", frisou o secretário-adjunto da Secretaria-Geral de Governo, Josué Barbosa, um dos parceiros no projeto.

Além de consultas de livre acesso, o portal será o caminho para que entidades e prefeituras interessadas em conveniar com o Estado manifestem o interesse, apresentem seus projetos e verifiquem qual secretaria dispõe de recursos para estabelecer a parceria. O Estado também usará o portal para a divulgação de editais de chamamento público, uma exigência das novas normas, disponibilizando informações sobre documentos exigidos para firmar convênios.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895