Política

Suspeitos de irregularidades no Pró-Esportes são afastados pelo Piratini

Dois servidores teriam atuado em irregularidades do programa de incentivo

Dois servidores teriam atuado em irregularidades do programa de incentivo
Dois servidores teriam atuado em irregularidades do programa de incentivo Foto : Leandro Osório / Palácio Piratini / CP
A assessoria de imprensa da Casa Civil confirmou, na noite desta terça-feira, que o governo estadual já tomou a decisão política de afastar dos cargos, enquanto durarem as investigações, dois servidores investigados pela Operação Mala Preta, deflagrada pelo Ministério Público contra irregularidades no Pró-Esportes. O órgão ainda não sabe detalhar quando as medidas serão publicadas no Diário Oficial e se ambos serão alvo de afastamento temporário ou exoneração.

Um dos servidores é secretário executivo da Câmara Técnica do programa Pró-Esportes, mantido pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. Conforme o MP, ele integrou um esquema de fraude e favorecimento de projetos que, por meio de pagamento de propina, podem ter se beneficiado de incentivos fiscais antes dos demais, furando a “fila” de espera – um deles apresentado pelo Esporte Clube Passo Fundo.

Um segundo servidor, que exercia um cargo ainda não divulgado na Pasta de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, também é investigado pelo MP e vai ser afastado. Mais cedo, o Palácio Piratini informou que o governador José Ivo Sartori determinou a abertura imediata de sindicância para apurar os fatos da “forma mais rigorosa possível”. A Comissão Processante vai ser presidida por um procurador do Estado, a ser nomeado pelo procurador-Geral, Euzébio Ruschel. Sartori também estabeleceu que a Secretaria do Esporte colabore com as investigações.