O ministro da Justiça, Tarso Genro, avaliou como "exemplar" a atuação da Polícia Federal na Operação Caixa de Pandora, deflagrada na sexta-feira, que investiga um suposto esquema de pagamento de propina à base aliada do governo do Distrito Federal.
Para Tarso, o episódio é “lastimável” e “há fortes indícios” de ilegalidade nas imagens de deputados distritais e do próprio governador José Roberto Arruda recebendo dinheiro.
Ele disse esperar que o suposto esquema de corrupção no governo do Distrito Federal impulsione a reforma política. A avaliação foi feita nesta quarta-feira, após cerimônia de formatura de agentes penitenciários em Sobradinho.
“Não estou antecipando a culpa de ninguém. Do ponto de vista político, que ele sirva de impulso para que no primeiro semestre do ano que vem, quem sabe, sejam votados projetos de reforma política”, disse.
Para Tarso, 80% dos casos de caixa dois não ocorreriam caso a legislação brasileira previsse financiamento público de campanha. O ministro evitou apontar culpados. Disse, apenas, que as imagens divulgadas esta semana são “indícios fortes” de crime eleitoral. “Não podemos indicar culpa individual de ninguém, somente por processo e justiça”, comentou.
O ministro comparou, no entanto, o escândalo já conhecido como mensalão do DEM do DF com o caso da máfia dos fiscais.
As informações são do R7.
Tarso diz que escândalo no DF pode impulsionar reforma política
Ministro da Justiça defendeu o financiamento público de campanha contra o caixa dois