O ex-governador Tarso Genro foi agraciado nesta quarta-feira, 29, com o título de Acadêmico Emérito da Academia Paulista de Direito. A homenagem ocorre durante a realização do IV Congresso Internacional da instituição, que se estende até a quinta-feira, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.
Tarso fez a palestra de abertura do evento, abordando a relação entre direito e política. Entre outros pontos, tratou do papel do Supremo Tribunal Federal (STF) como guardião da Constituição, do conceito de anistia, e de valores como liberdade e segurança.
Em sua manifestação, ele também endereçou críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinalando que o mandatário toma atitudes e assume ordens presidenciais que começaram a redesenhar a relação entre as instituições do estado americano. “A normalização e naturalização do perverso. Este ponto de partida metodológico é o que dirige as confrontações e debates depois da eleição do presidente Trump”, classificou.
Ao final da explanação, Tarso se referiu à tentativa de golpe frustrada ocorrida no final do governo de Jair Bolsonaro, e relacionou a atuação de parte do Congresso a uma tentativa de “golpe continuado”. “O assalto daqueles ditos parlamentares à Mesa da Câmara, que hoje conseguiu instituir-se como um poder parlamentar espúrio, controlando o orçamento do país, é um símbolo deste processo de golpe continuado que ainda não venceu, mas que também não desistiu”, concluiu.