"Tenho defendido o nome de Olívio Dutra", diz Robaina, sobre a eleição de Porto Alegre em 2024

"Tenho defendido o nome de Olívio Dutra", diz Robaina, sobre a eleição de Porto Alegre em 2024

Em conversa com a deputada federal Maria do Rosário (PT), nesta segunda-feira, Robaina defendeu a candidatura do ex-governador do Rio Grande do Sul à prefeitura da Capital

Rafael Renkovski*

publicidade

Em encontro na tarde desta segunda-feira, realizado no Mercado Público de Porto Alegre, o vereador Roberto Robaina (PSol), líder da oposição ao governo do prefeito Sebastião Melo (MDB) na Câmara da Capital, e a deputada federal Maria do Rosário (PT) deram continuidade às conversas que pautam uma união da esquerda para as eleições municipais a serem realizadas no próximo ano.

Para Robaina, presidente municipal do PSol, o ideal é que haja a construção de uma candidatura para a prefeitura em torno do nome de Olívio Dutra (PT), ex-prefeito de Porto Alegre de 1989 a 1993 e ex-governador do Rio Grande do Sul de 1999 a 2003, avaliando que a composição deveria ser de "uma chapa com um representante de cada federação e com Olívio encabeçando".

A deputada petista, colocada como pré-candidata na disputa majoritária, quer acelerar as definições e concordaria, caso necessário, em realizar eleições primárias para a definição da candidatura de oposição à atual gestão.

Presidente municipal do PT, Maria Celeste diz que a sigla tem nomes para a disputa, “mas a questão é discutir com os outros partidos a melhor estratégia e estabelecer muito diálogo com a população da Capital”. Ela cita Maria do Rosário e Olívio Dutra como possíveis quadros, além da deputada estadual Sofia Cavedon, o ex-candidato a governador Edegar Pretto e históricos líderes do partido, como o ex-governador Tarso Genro e o ex-prefeito Raul Pont.

Em outro movimento, há dez dias, a federação formada por PT, PCdoB e PV selou compromisso de ampliar a unidade na discussão sobre a disputa por Porto Alegre. Três dias depois, o PCdoB realizou encontro sobre o mesmo assunto, sendo que o nome de Manuela d'Ávila, que disputou a prefeitura em 2020, mas perdeu, recebeu destaque. 

*Supervisão Mauren Xavier


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895