Política

TJ derruba liminar e Cássio Trogildo volta à presidência da Câmara de Porto Alegre

Vereador aguarda decisão do TSE sobre processo de cassação

Decisão do TJ coloca Cássio Trogildo novamente na presidência da Câmara de Vereadores
Decisão do TJ coloca Cássio Trogildo novamente na presidência da Câmara de Vereadores Foto : Samuel Maciel / CP Memória
*Com informações do repórter Lucas Rivas

A 4ª Câmara do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) derrubou nesta quarta-feira a liminar que afastava o vereador Cássio Trogildo (PTB) da presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Torgildo assim retorna ao cargo, que vinha sindo ocupado por Guilherme Socias Villela (PP).

Na semana passada, a juíza Andréia do Amaral, da 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital, determinou o afastamento de Trogildo da presidência da Câmara, após uma denúncia do cidadão Antônio Augusto D’Ávila contra a prefeitura de Porto Alegre e a Câmara de Vereadores. A ação popular ajuizada pedia a desconstituição do vereador da presidência pelo fato de violar a moralidade administrativa, já que Trogildo é acusado da prática de abuso de poder econômico e político e compra de votos no pleito de 2012.

O Tribunal Regional Eleitoral, em 2013, inclusive reconheceu a prática dos crimes e cassou o mandato do vereador, que persiste no cargo após uma liminar concedida pelo ministro Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O processo segue aguardando uma decisão colegiada do TSE.