TJ reitera para que Assembleia derrube veto de Sartori sobre salários

TJ reitera para que Assembleia derrube veto de Sartori sobre salários

Órgão lembra que a reposição de 8,13% assegurada no texto foi garantia para fim da greve de 2015

Rádio Guaíba

publicidade

Em nota publicada no fim da tarde desta segunda-feira, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul reafirmou a necessidade de que a Assembleia Legislativa derrube, nesta terça-feira, o veto do governador José Ivo Sartori à recomposição salarial dos servidores do Judiciário Estadual. O órgão lembra que a reposição de 8,13% assegurada no texto foi a garantia para o fim da greve da categoria em 2015.

O TJ sustenta serem “preocupantes” as notícias de que o Palácio Piratini tenha determinado à base aliada que mantenha o veto. A Corte também adverte que, se isso ocorrer, os serviços prestados pelo Judiciário serão “seriamente comprometidos”.

De acordo com o Tribunal, o déficit de servidores é hoje de quase 20%. De um total de 10.309 cargos previstos, 1.918 estão vagos. O TJ ressalta, ainda, que perde anualmente parte significativa dos quadros, que presta concurso público para o Judiciário de outros estados ou mesmo para o Federal em busca de melhoria nas condições da carreira.

A análise do veto de Sartori ao reajuste dos demais Poderes vai a plenário nesta terça. Também em nota, a Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo, entidade que representa mais de 26 mil empresas no Rio Grande do Sul, entregará, nesta terça, um ofício para todos os deputados estaduais requerendo a manutenção do veto do governador alegando impacto financeiro excessivo.

Conforme o presidente da AGV, Vilson Noer em um momento de dificuldade, “é importante que os recursos e investimentos sejam destinados para infraestrutura, saúde, educação e segurança pública”.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895