TRE aprova com ressalvas contas eleitorais de Sartori e Lasier Martins

TRE aprova com ressalvas contas eleitorais de Sartori e Lasier Martins

Nove deputados do PTB tiveram os orçamentos de campanha reprovados pela Corte

Rádio Guaíba

Governador eleito teve suas contas aprovadas pelo Pleno

publicidade

O TRE gaúcho concluiu nesta sexta-feira as prestações de contas de campanha dos candidatos eleitos no pleito de 2014. Tiveram os balanços examinados 31 deputados federais e 55 estaduais, além de governador, vice-governador, senador e respectivos suplentes. O governador eleito, José Ivo Sartori, o vice-governador, José Paulo Cairoli, assim como o futuro senador, Lasier Martins, e os dois suplentes, tiveram as contas aprovadas com ressalvas pelo Pleno.

A legislação eleitoral estabelece que todos os candidatos eleitos devam ter as contas julgadas até a diplomação, marcada para a tarde da próxima quinta-feira.

As contas de nove deputados eleitos pelo PTB, três deles para a Câmara Federal e seis para a Assembleia, foram reprovadas pela Corte. No entendimento do Tribunal, não ficou comprovada a origem das doações do partido. Os valores foram arrecadados pelo Diretório Estadual do PTB.

O presidente trabalhista, Luiz Carlos Busato, disse que o problema se resume em um conflito de interpretação jurídica. O dirigente informou que a assessoria jurídica do PTB sustentou não ser necessária a identificação de cada filiado que doou, em campanha, para o diretório. Entretanto, o reconhecimento do doador originário é uma exigência do Tribunal Superior Eleitoral, adotada na campanha de 2014 a fim de dar maior transparência à eleição.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895