TRE começa a distribuir as urnas para a eleição de domingo

TRE começa a distribuir as urnas para a eleição de domingo

Ao todo, 2,9 mil equipamentos serão usados para o segundo turno em Porto Alegre

Cláudio Isaías

TRE começou a distribuir as 2,9 mil urnas para a eleição em Porto Alegre

publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS) começou na quinta-feira pela manhã a distribuição de 2,9 mil urnas eletrônicas para as eleições do segundo turno para prefeito em Porto Alegre. Os equipamentos serão distribuídos nas 10 zonas eleitorais da Capital até o sábado pela manhã. O trabalho, que envolve mais 250 pessoas, começou cedo na unidade do tribunal na rua Ernesto da Fontoura, no bairro Floresta, na zona norte da Capital.

Leia mais sobre as eleições 2016

O técnico judiciário Cássio Vicente Zasso, do TRE/RS, informou que aproximadamente 300 urnas eletrônicas serão levadas para cada uma das zonas eleitorais de Porto Alegre. “As urnas são testadas e no caso de algum problema são trocadas imediatamente”, explicou. Um dos pontos verificados pelos técnicos do TRE/RS é a mensagem que deve aparecer quando a urna é ligada. O correto é que a informação seja: “Essa urna somente vai funcionar no domingo a partir das 8h”.

A votação para o segundo turno para a prefeitura de Porto Alegre será realizada no próximo domingo das 8h às 17h. Na Capital, a disputa será entre Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e Sebastião Melo (PMDB). O Rio Grande do Sul terá ainda mais três cidades com eleições no dia 30 de outubro: Canoas, Caxias do Sul e Santa Maria.

Em Canoas, na região Metropolitana de Porto Alegre, a disputa será entre Beth Colombo (PRB) e Luiz Carlos Busato (PTB). Em Santa Maria, na região Central do Estado, o segundo turno terá Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobon (PSDB). Esta é a primeira vez que o município realizar eleições em segundo turno. Em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, os candidatos Daniel Guerra (PRB) e Edson Néspolo (PDT) disputarão o voto dos eleitores.

Na Capital, o TRE/RS, por orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encaminhou ofício à superintendência da Polícia Federal do Estado, solicitando segurança pessoal dos candidatos Nelson Marchezan Júnior e Sebastião Melo. Porém, os dois candidatos não aceitaram o reforço na segurança.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895