TRE conclui distribuição de mais de 26 mil urnas eletrônicas no Estado

TRE conclui distribuição de mais de 26 mil urnas eletrônicas no Estado

Porto Alegre recebeu cerca de 700 equipamentos

Lucas Rivas/Rádio Guaíba

publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) concluiu no início da tarde deste sábado a distribuição das quase 26,5 mil urnas eletrônicas em todas as zonas eleitorais do Estado. Em Porto Alegre, 700 urnas foram instaladas e testadas neste sábado. Novos testes serão realizados às 7h deste domingo.

As urnas partiram da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), na avenida Padre Cacique, já programadas com os candidatos ao segundo turno e baterias carregadas. Há cerca de cinco mil urnas reservas.

A falta de luz causada pelas chuvas dos últimos dias, no Estado, não preocupa a Corte Eleitoral gaúcha. A carga interna dos equipamentos tem duração de cinco a oito horas. Em caso de queda prolongada da energia elétrica, baterias externas serão utilizadas.

Mais de 8,3 milhões de gaúchos de 497 municípios vão voltar às urnas neste domingo para eleger o presidente da República e o governador do Estado. O Rio Grande do Sul é o quinto maior colégio eleitoral do país, com 5,8% do eleitorado, ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As votações começam às 8h e seguem até as 17h.

Porto Alegre, Novo Hamburgo e Tupanciretã farão votação paralela

O TRE sorteou as urnas de Tupanciretã, Novo Hamburgo e Porto Alegre para realizar a votação paralela das eleições à presidente e governador neste sábado. Os equipamentos ficarão no Palácio da Justiça durante o horário de votação neste domingo para uma eleição simulada, simultânea à real. O objetivo é garantir a confiabilidade das urnas eletrônicas.

O procedimento, que será filmado e acompanhado por representantes de entidades, partidos e uma empresa de auditoria, ocorre desde 2002 e nunca houve discrepância, nem registro de fraude, conforme o juiz do pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Luis Felipe Paim Fernandes. As urnas sorteadas foram retiradas das seções e substituídas por máquinas reservas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895