TRE julga nesta terça deputado Sossella por captação ilícita de recursos

TRE julga nesta terça deputado Sossella por captação ilícita de recursos

Pedetista foi multado no âmbito cível e processo foi encerrado no TSE, mas ainda responde ação penal

Vitória Famer / Rádio Guaíba

TRE julga Gilmar Sossella por captação ilícita de recursos

publicidade

Apesar de já ter encerrada a discussão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, que poderia cassar o mandato do deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) por suposta coação de cargos comissionados para que comprassem um jantar de apoio político durante a eleição de 2014, no âmbito penal, porém, o processo envolvendo o parlamentar ainda persiste.

Nesta terça-feira à tarde, o pleno no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) deve julgar a ação penal que acusa o parlamentar de concussão (quando um agente público exige vantagem indevida, para si ou para outrem), falsidade ideológica com finalidade eleitoral, crime contra o sigilo ou o exercício do voto e boca de urna. A sessão de julgamento está marcada para hoje, às 17h. No âmbito cível, Sossella chegou a ser multado. Mas, o Ministério Público Eleitoral ainda pede a condenação criminal do deputado.

Sossella chegou a ter seu mandato cassado pela Corte do TRE, mas a decisão acabou sendo revertida no TSE. Os desembargadores haviam considerado que o ex-presidente da Assembleia Legislativa teria pressionado servidores com funções gratificadas para que comprassem convites do jantar da campanha, que passavam de R$ 2 mil, em setembro de 2014, para adquirir fundos para o sufrágio. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895