Foi determinada uma eleição suplementar na localidade, em data a ser definida, já que a chapa havia obtido mais de 50% dos votos válidos no município. Até lá, o presidente da Câmara de Vereadores deve comandar a Prefeitura. A decisão do TRE-RS foi tomada por unanimidade.
Em Capela de Santana, prefeito e vice foram absolvidos
No município de Capela de Santana, o prefeito eleito, José Nestor Bernardes e o vice-prefeito, Ivo Hanauer, que haviam tido os diplomas cassados em primeira instância, foram absolvidos por unanimidade pela corte eleitoral, que considerou que as provas contra a dupla tinham "inconsistências". Bernardes e Hanauer também haviam sido condenados em primeira instância por compra de voto.
A corte eleitoral julgou 22 processos relativos ao pleito municipal de 2012. Foi a primeira sessão de julgamentos presidida pelo vice-presidente do tribunal, desembargador Marco Aurélio Heinz.