TRE marca totalização de votos para vaga de Bobadra na Câmara de Porto Alegre

TRE marca totalização de votos para vaga de Bobadra na Câmara de Porto Alegre

O processo, solicitado em edital pela Justiça Eleitoral, será realizado na próxima quarta-feira


Rafael Renkovski*

publicidade

Tendo em vista a alteração na situação jurídica do vereador de Porto Alegre Alexandre Bobadra (PL), cassado na última terça-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), foi convocada nova totalização de votos da eleição municipal de 2020, em edital publicado nesta sexta-feira pela Justiça Eleitoral. Após o recálculo dos votos, será conhecido o nome do novo vereador da Capital.

A 160ª Zona Eleitoral, localizada no Centro Histórico, será a incumbida da recontagem dos votos para definir quem será o novo integrante do Legislativo. O edital, assinado pelo juiz eleitoral Roberto Behrensdorf Gomes da Silva, convoca representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), fiscais dos partidos e coligações e representante do Ministério Público Eleitoral (MPE) para a recontagem, que será realizada na próxima quarta-feira, às 14h, na sede da Zona responsável.

Disputando o cargo de vereador pelo PSL (atual União Brasil, após fusão com o Dem), em 2020, Bobadra obteve 4.073 votos, que serão anulados. O mandato foi cassado em julgamento com seis votos favoráveis e apenas um contrário, apontando que o parlamentar cometeu abuso de poder econômico e, segundo a presidente do Tribunal, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiack, "desrespeitou os princípios estabelecidos para promover a igualdade de oportunidades, principalmente pelos candidatos de diferentes raças e gênero", enquanto presidente da antiga sigla.

Em movimentos informais entre as bancadas da Câmara, possibilidades de nomes que possam assumir o lugar de Bobadra são calculadas. Entre os mais comentados, estão o do ex-vereador Cláudio Conceição, suplente do União Brasil, e da suplente do PSol, Fran Rodrigues. A decisão, no entanto, será tomada pelo TRE-RS e exige cautela.

Confira o edital da Justiça Eleitoral

*Sob supervisão de Mauren Xavier


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895