TRE prevê voto mais consciente em 2018

TRE prevê voto mais consciente em 2018

Desembargador Carlos Marchionatti declarou que crise e corrupção relacionados à Operação Lava Jato contribuirão

Correio do Povo

Desembargador Carlos Marchionatti declarou que crise e corrupção relacionados à Operação Lava Jato contribuirão

publicidade

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), desembargador Carlos Marchionatti, declarou nessa quinta-feira que a crise política e a ampla divulgação dos casos de corrupção relacionados à Operação Lava Jato conduzirão ao aperfeiçoamento do processo eleitoral no país. “O enfrentamento à corrupção desempenhado pela Lava Jato está elevando o grau de conscientização política entre a população. Acredito que perceberemos os efeitos destas mudanças no resultado das próximas eleições”, afirma Marchionatti.

Nesta sexta-feira, a Justiça Eleitoral gaúcha promoverá o simpósio “Eleições 2018: Cenários e Perspectivas”, no qual o propósito, diz o presidente do TRE-RS, é orientar sobre as atuais disposições da legislação eleitoral. “Pretendemos orientar partidos, futuros candidatos, juízes, promotores, entidades representivas da sociedade e imprensa para que tenham um entendimento uniforme sobre as atualizações nas regras eleitorais, tendo assim as melhores condições de participação no processo”, descreve.

Marchionatti destaca a importância de etapas formais como o registro das candidaturas e o processo para prestação de contas, que podem ser restritivas à eleição de um candidato. “Quando não são efetuadas de forma adequada, podem inviabilizar uma candidatura ou provocar a cassação do diploma”, alerta.
O presidente do TRE-RS também aponta que a um esforço da Justiça Eleitoral para realizar o recadastramento dos eleitores com pendências ou que tiveram alterações cadastrais desde o último pleito, como mudança de

domicílio eleitoral. “É importante que desde já procurem a unidade da Justiça Eleitoral para atualizar seu cadastro, fazendo o registro biométrico, o que traz ainda mais segurança ao processo”, convoca Carlos Marchionatti.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895