TRE-RS mantém impugnada candidatura de Ary Vanazzi em São Leopoldo

TRE-RS mantém impugnada candidatura de Ary Vanazzi em São Leopoldo

PT vai recorrer, mas caso decisão seja a mesma no TSE, novas eleições serão realizadas

Camila Diesel / Rádio Guaíba

PT vai recorrer, mas caso decisão seja a mesma no TSE, novas eleições serão realizadas

publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral decidiu, nesta terça-feira, indeferir a candidatura de Ary Vanazzi à prefeitura de São Leopoldo, no Vale dos Sinos, nas eleições de 2016, por improbidade administrativa. O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade, José Carlos Pereira, disse que a legenda vai recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por entender que a acusação é improcedente.

Ary Vanazzi (PT) foi eleito prefeito, no dia 2, com 30,26% dos votos válidos. O candidato bateu o pedetista Professor Nado (26,34%) e mais três concorrentes, incluindo o atual prefeito, Dr. Moacir (PSDB), que ficou em terceiro. Vanazzi já governou São Leopoldo, entre 2005 e 2012. Se a decisão do TRE gaúcho for mantida pelo TSE, Vanazzi fica impedido de assumir o cargo ao qual foi eleito e nova eleição deve ser convocada.

A mesma situação se repete em Arvorezinha, Barros Cassal, Butiá, Ibiraiaras, Gravataí, Paraí, Parobé, Salto do Jacuí, São Vendelino e São Vicente do Sul. No entanto, se os processos não forem julgados até 19 de dezembro, data limite para diplomação dos novos prefeitos, os atuais presidentes das câmaras de vereadores serão empossados temporariamente.

Em agosto, o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) entregou ao TRE, uma lista com os nomes de políticos classificados como inelegíveis, incluindo Vanazzi. Ele teve pareceres desfavoráveis emitidos pelo TCE em relação às contas de 2012, enquanto era prefeito da cidade. Anteriormente, Vanazzi reconheceu que excedeu em gastos como Saúde e Educação, a fim de atender os investimentos demandados à época pela comunidade.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895