TRE-RS retoma biometria eleitoral no Estado

TRE-RS retoma biometria eleitoral no Estado

Suspensa durante a pandemia, a coleta biométrica foi reatada após determinação do TSE

Correio do Povo

publicidade

Interrompida durante a pandemia, para conter a disseminação de coronavírus, a coleta biométrica foi retomada e está disponível em todos os municípios do Rio Grande do Sul. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) reatassem a coleta do eleitorado em todo o país a partir de dezembro de 2022. 

Para as eleições municipais de 2024, no entanto, as pessoas que não tiverem coletado a biometria permanecem podendo votar normalmente, desde que o seu título de eleitor esteja regularizado.

No Estado, o agendamento pode ser iniciado pela plataforma virtual do TRE-RS, o JE Digital, pelo telefone 148 ou pelo WhatsApp no (51) 2312-2015. Aos eleitores que quiserem agendar presencialmente, basta procurar o Cartório Eleitoral, Central ou Posto de Atendimento mais próximo.

Para o TSE, a meta é alcançar, nas eleições gerais de 2026, a quase totalidade dos eleitores com cadastro das impressões digitais, assinatura e fotografia na Justiça Eleitoral.

Para quem é obrigatória a coleta de biometria

Pessoas que estão solicitando o seu primeiro título de eleitor ou estão fazendo um novo, devem cadastrar a biometria.

Aos que já possuem o título, mas não apresentam dados biométricos cadastrados na Justiça Eleitoral, também, além de quem mudou de cidade e precisa solicitar a transferência de endereço ou alterações em dados cadastrais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895