Tropas federais estarão em pelo menos 11 estados no domingo de eleições

Tropas federais estarão em pelo menos 11 estados no domingo de eleições

Militares reforçarão segurança no pleito em mais de 500 localidades

Agência Brasil

Atuação das forças federais nas eleições está prevista no Código Eleitoral

publicidade

Até agora, 510 localidades brasileiras terão a segurança reforçada no próximo domingo por forças federais durante o primeiro turno das eleições. Segundo último balanço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgado na noite dessa terça-feira, a maioria de zonas eleitorais que vão ter apoio está no Rio de Janeiro (106). O estado é seguido pelo Pará (46) e Piauí (43).

• Saiba qual é a diferença entre votos brancos e nulos

Os ministros do TSE já haviam aprovado o apoio para localidades de outros oito estados: Amazonas, Acre, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Tocantins. Entre as localidades estão aldeias indígenas, distritos, comunidades ribeirinhas.

A atuação das forças federais nas eleições está prevista na Lei 4.737/1965 (Código Eleitoral) e tem como objetivo garantir a normalidade do pleito, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados.

Depois de aprovados pelo TSE, os pedidos são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução de ações das Forças Armadas.

• Datafolha: Bolsonaro amplia liderança com 32% contra 21% de Haddad

Veja aqui a tabela com as localidades que já tiveram a atuação das tropas aprovada pela Justiça Eleitoral.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895