Política

TSE aprova contas da campanha de Dilma com ressalvas

Presidente eleita será diplomada e poderá tomar posse em 1º de janeiro

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram na noite de quinta-feira, com ressalvas, a prestação de contas da campanha da presidente eleita, Dilma Rousseff. Técnicos encontraram alguns problemas na arrecadação e nos gastos. Com a aprovação, a petista será diplomada na próxima sexta-feira pela Corte e poderá tomar posse em 1º de janeiro.

O relator do processo no TSE, ministro Hamilton Carvalhido, tinha concluído favoravelmente à aprovação da contabilidade sem ressalvas já que, segundo ele, não existiam irregularidades movidas por má-fé, desvio ou tentativa de ocultação.

O ministro Marco Aurélio Mello posicionou-se pela desaprovação das contas da campanha. De acordo com ele, despesas de R$ 2 milhões com passagens e hospedagens não teriam ficado devidamente comprovadas por meio de notas fiscais. No entanto, a maioria dos ministros decidiu aprovar com ressalvas.

Entre as supostas irregularidades está o recebimento de doação de pessoas jurídicas que foram constituídas no próprio ano da eleição. "Não se pode aferir qual foi o faturamento no ano anterior", explicou o ministro Arnaldo Versiani, que votou pela aprovação das contas com ressalvas. A legislação eleitoral limita as doações em 2% do faturamento das empresas no ano anterior à eleição.
 
Bookmark and Share