TSE vai apresentar sistema eletrônico de votação a deputados

TSE vai apresentar sistema eletrônico de votação a deputados

Membros da comissão que debate a adoção do voto impresso devem comparecer à Corte na próxima segunda-feira

R7

TSE vai apresentar sistema eletrônico de votação a deputados

publicidade

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, convidou os membros da comissão da Câmara dos Deputados que debate implantação do voto impresso para conhecerem o sistema eletrônico de votação presente no Brasil desde 1996.

De acordo com Barroso, a visita dos parlamentares está marcada para acontecer na próxima segunda-feira (21), às 15h. "Temos tentado mostrar que o sistema eletrônico de votação brasileiro é seguro, transparente e auditável”, disse o ministro.

A visita técnica a diversas áreas da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE atende a requerimento dos parlamentares. “Teremos uma apresentação dos diferentes mecanismos de auditoria. Eles conhecerão as dependências do Tribunal, vão conhecer os computadores e a sala-cofre, tudo dentro da mais absoluta transparência com a qual o TSE trabalha”, destacou Barroso.

Barroso reforça ainda que a Justiça Eleitoral busca demonstrar que na democracia nenhum tema é tabu e o debate a respeito do voto impresso ocorre no lugar correto, que é o Congresso Nacional.

Retrocesso

Além disso, o presidente do TSE  tem reforçado de que a adoção do voto impresso seria um "retrocesso" ao sistema de votação brasileiro. Durante sua participação na Live JR, ele afirmou que "voltar ao voto impresso é como cancelar a assinatura da Netflix, comprar um vídeocassete e subsidiar locadoras para voltarem a alugar fitas".

A proposta em análise na Câmara dos Deputados é de que uma cédula seja impressa após a votação eletrônica, para que o eleitor possa conferir o voto antes que seja depositado, de forma automática e sem contato manual, em uma urna trancada para auditoria.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895