TSE vai ouvir empreiteiro Ricardo Pessoa nesta sexta-feira

TSE vai ouvir empreiteiro Ricardo Pessoa nesta sexta-feira

Depoimento será colhido no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo

Correio do Povo

publicidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para esta sexta-feira o depoimento do dono da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, dentro de uma ação em andamento na Corte que tem o objetivo de cassar o mandato da presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer. O depoimento será colhido no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.

Pessoa é considerado o líder do cartel de construtoras que fraudava licitações na Petrobras mediante pagamento de propina a políticos. Em acordo de colaboração com a Justiça, ele afirmou ter doado R$ 7,5 milhões à campanha eleitoral da petista em 2014 para não perder contratos com a estatal, segundo a revista Veja.

Em julho, depoimento de Pessoa no TSE foi suspenso por não haver autorização do ministro Teori Zavascki, responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Supremo. Em novo despacho, na última sexta-feira, Zavascki liberou o depoimento, desde que seja mantida a garantia de Pessoa de não se autoincriminar. “A homologação de colaboração premiada não inibe a convocação de testemunha por outro órgão judiciário de investigação”, escreveu Zavascki. No TSE, o relator do caso, ministro João Otávio de Noronha, já pediu acesso à delação premiada de Pessoa na Lava Jato, que permanece sob sigilo.

A ação em andamento no TSE foi apresentada pelo PSDB, derrotado na disputa presidencial. O partido alega que a campanha do PT teria sido financiada com dinheiro de corrupção, o que tornaria a eleição de Dilma “ilegítima”.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895