UFPel se manifesta após fala de Bibo Nunes sobre estudantes

UFPel se manifesta após fala de Bibo Nunes sobre estudantes

Em nota, universidade disse que vídeo de deputado evidencia pessoa “rancorosa e desequilibrada”

Correio do Povo

Bibo Nunes durante o programa Esfera Pública

publicidade

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) se manifestou nesta sexta-feira sobre as falas do deputado federal Bibo Nunes (PL). “No vídeo, evidencia-se uma pessoa rancorosa, desequilibrada, desconhecedora do que é uma universidade pública e, sobretudo, desprovida de mínimo respeito com a população de Santa Maria”, diz a nota publicada no site da universidade.

Em uma transmissão na internet na quinta-feira, o político disse que estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - que protestaram contra o corte de verbas - mereciam ser "queimados vivos".

A UFPel também lembrou o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, que matou 242 pessoas e feriu outras 636 em janeiro de 2013. “Tivesse o parlamentar a mínima sensibilidade, recordaria da trágica passagem que até hoje marca o povo santamariense e a comunidade acadêmica da UFSM.” A Universidade Federal de Santa Maria ainda não se manifestou sobre o caso.

Investigação

O deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT), e o radialista Luciano Guerra formalizaram representação contra a manifestação publicada por Bibo Nunes. Nesta manhã, foi solicitada a investigação na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, que atuará em conjunto com a Procuradoria Regional de Santa Maria para averiguar a repercussão dos fatos sob a perspectiva da tutela coletiva, além da investigação na esfera criminal da Procuradoria Geral da República. 

Além disso, as deputadas federal Fernanda Melchionna e estadual Luciana Genro, além do vereador de Pelotas Jurandir Silva, todos do PSol, acionaram o Ministério Público do Rio Grande do Sul contra Bibo Nunes.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895