Veja a lista completa dos municípios gaúchos que solicitaram reconhecimento do desastre ao governo federal

Veja a lista completa dos municípios gaúchos que solicitaram reconhecimento do desastre ao governo federal

É a partir do registro que as cidades podem pleitear, por exemplo, recursos no âmbito da Defesa Civil para obras de prevenção e reconstrução

Flavia Bemfica
Com o registro, cidades podem pleitear recursos para recuperação após enchentes

Com o registro, cidades podem pleitear recursos para recuperação após enchentes

publicidade

Apenas 52 das 418 cidades gaúchas em estado de calamidade pública (95) ou situação de emergência (323) devido à catástrofe informaram formalmente danos de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), com a solicitação para reconhecimento. Destas, 29 até agora tiveram o desastre reconhecido. A seguir, a lista completa das cidades que já informaram os danos e solicitaram o reconhecimento das suas situações ao MDR.

Sistema desatualizado

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) informou, nesta sexta-feira, 21, que os dados que constam no Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2iD) referentes à tragédia climática que atinge o RS desde o final de abril estão desatualizados. O mesmo ocorre com os relatórios sobre danos informados pelas cidades gaúchas atingidas, reconhecimentos vigentes e solicitações feitas pelas administrações municipais. Por isto, o sistema apresenta divergências.

Em tese, o S2iD deveria servir, também, para o acompanhamento de diferentes etapas de solicitações e reconhecimentos. A justificativa da Sedec para a desatualização é a alta demanda existente no caso da catástrofe gaúcha. Quem desejar consultar dados atualizados precisa entrar em contato diretamente com assessores ou técnicos da secretaria, conforme o caso.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895