Vereador de Porto Alegre quer reduzir número de parlamentares na Câmara

Vereador de Porto Alegre quer reduzir número de parlamentares na Câmara

Proposta reduz de 36 para 21 o número de vereadores da Capital

Flávia Simões*

O vereador Kaká D'Ávila (PSDB) está em seu primeiro mandato na Câmara

publicidade

Vereador de Porto Alegre, Kaká D'Ávila (PSDB) protocolou um projeto que reduz o número de vereadores da Capital de 36 para 21. O motivo, segundo ele, seria o alto custo do Parlamento e dos vereadores para os cofres públicos. O projeto foi elaborado com base nos cálculos orçamentários para custear os parlamentares. "São quase R$ 300 mil por dia. É um absurdo", disse ele, ao destacar que os valores poderiam ser investidos em outras áreas e "não para manter vereadores". 

Para D'Ávila, apesar de a escolha do número de parlamentares para comporem a Câmara ser feita com base em um Censo populacional, as demandas do município poderiam ser atendidas mesmo com 15 vereadores a menos. Apesar disso, ele sabe que há pouca probabilidade de a proposta ser aprovada em plenário. " É praticamente impossível que eles (os 36 parlamentares) tenham esse entendimento, mas procuro sempre pensar na visão de quem paga por isso", afirmou. Seu objetivo, com a iniciativa, é tornar a discussão pública.

O tucano defende ter "sido eleito para melhorar a vida do povo e não de quem tá lá dentro (da Câmara)", por isso, não está preocupado com as possíveis críticas dos colegas, para ele, mais importante é "quem paga". "Se der polêmica, que ótimo. Quero que povo saiba", finaliza.

*Sob supervisão de Mauren Xavier

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895