Vereador de Roca Sales é investigado por falas racistas
Parlamentar afirmou na tribuna da Câmara que obra do município precisava de "trabalho de gente branca"
publicidade
O vereador Antônio Valesan (PTB) usou uma expressão racista ao afirmar que uma obra realizada por uma empresa terceirizada precisa de “trabalho de gente branca”. A declaração ocorreu na tribuna da câmara de vereadores de Roca Sales, na noite da segunda-feira, 4.
O vereador proferiu a oração enquanto denunciava o descaso no recolhimento de entulhos pela empresa e ameaçava embargar atividades da empresa responsável pelo serviço.
“A parte dessa documentação está na promotoria do município e se isso continuar, e não tiver um trabalho de gente branca, que sabe fazer esses trabalhos, com técnicos, nós vamos embargar aquilo lá”, disse.
A Polícia Civil do Estado informou que abriu inquérito para investigar o episódio após um boletim de ocorrência ser registrado na manhã de segunda-feira, 5.
A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul divulgou nota lamentando a fala do vereador, em que as classificou como “preconceituosa e revoltante”.
A Câmara de Roca Sales emitiu uma nota de repúdio à declaração do parlamentar.
Vereador se retratou em suas redes sociais
"CARTA ABERTA À COMUNIDADE
Palavras ditas não podem ser apagadas, mas quando equivocadas, precisam ser retratadas publicamente e urgentemente, com humildade em reconhecimento ao erro.
Em respeito à comunidade de Roca Sales e a reputação da minha vida, peço perdão em virtude do discurso insensato dito na tribuna da Câmara de Vereadores. Não há nenhuma justificativa que isente esse absurdo.
Que todo ato de preconceito se transforme em letramento para que erros dessa natureza jamais se repitam. Esse é o meu desejo e também passa a ser a minha luta na Casa do Povo.
Publicamente, perdão.
Vereador Pegari"