Vereadora afirma que Prefeitura dispõe de orçamento para cuidar de cães ferozes

Vereadora afirma que Prefeitura dispõe de orçamento para cuidar de cães ferozes

Secretaria garante que que recolhe os animais e os submete a ressocialização

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

Prefeitura informou que não há previsão orçamentária para a construção de canil

publicidade

Uma audiência de conciliação na 10ª Vara da Fazenda Pública deve reunir no dia 11 de fevereiro representantes do Estado e da administração da Capital para tentar um acordo com objetivo de garantir o recolhimento de cães ferozes soltos nas ruas da Capital. A vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), que pertence à base aliada do prefeito José Fortunati, encaminhou ao Ministério Público relatório indicando que a Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) executou somente a metade do orçamento de R$ 4,5 milhões previsto para o ano passado. Os dados, segundo ela, são do portal Transparência. A vereadora informou que a Prefeitura alegou ao Judiciário não ter recursos para o atendimento.

Segundo Lourdes, há 25 bairros em Porto Alegre com ocorrências relacionadas a ataques de cães bravios. A maior incidência ocorre na Lomba do Pinheiro, no Rubem Berta e no Sarandi, que perfazem 65% do total de protocolos registrados pelo telefone 156, informou a vereadora. Os documentos foram entregues pela parlamentar à Promotoria de Defesa do Meio Ambiente.

O Batalhão Ambiental da Brigada Militar garante que os policiais já recolhem animais ferozes das ruas da Capital. O Tribunal de Justiça (TJ) concedeu liminar para que o Estado e o município procedam, de forma solidária, o recolhimento sempre que acionados pelos telefones 156 e 190. A pena pelo descumprimento pode chegar a R$ 5 mil.

A Prefeitura de Porto Alegre informou à Rádio Guaíba que não há previsão orçamentária para a construção de canil. Durante à tarde, a assessoria de imprensa do órgão garantiu que os cães são recolhidos e encaminhados a centros veterinários para serem ressocializados e devolvidos ao ambiente. Não houve manifestação sobre o orçamento apontado pela vereadora.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895