Vereadores aprovam feriado do Dia da Consciência Negra em Porto Alegre

Vereadores aprovam feriado do Dia da Consciência Negra em Porto Alegre

Comemoração ocorre no dia 20 de novembro

Correio do Povo

Vereadores de Porto Alegre aprovam o feriado do Dia da Consciência Negra

publicidade

Por 28 votos a favor, três contrários e uma abstenção, os vereadores de Porto Alegre aprovaram nesta segunda-feira o projeto que instituiu o Dia da Consciência Negra e da Difusão da Religiosidade, em 20 de novembro, feriado municipal. Os parlamentares derrubaram a emenda que transformava o feriado em data móvel, no terceiro domingo do novembro. 

De acordo com o autor do projeto, vereador Delegado Cleiton (PDT), o texto aprovado "visa a sanar suposta ilegalidade ou inconstitucionalidade apontada pela Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre (PGM)" por ocasião do veto do prefeito José Fortunati ao projeto anterior que tratava sobre o mesmo tema. O projeto anterior, também de Cleiton, havia sido aprovado pela Câmara no dia 19 de novembro de 2014, mas acabou sendo vetado pelo prefeito. Diferentemente do projeto agora aprovado, no entanto, a antiga proposta não previa a exclusão de nenhum dos quatro feriados municipais atualmente definidos em lei.

A proposta aprovada substitui, somente na lei municipal que fixa os feriados em Porto Alegre, a data de 2 de novembro – Dia de Finados – pelo 20 de novembro. Dia de Finados continuará sendo feriado em Porto Alegre, mas determinado apenas pela lei federal, não mais por lei municipal.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895