Política

Vice de Melo, Betina Worm avalia deixar prefeitura de Porto Alegre para concorrer em 2026

Política do PL recebeu convites do partido para se candidatar nas eleições proporcionais deste ano, mas “martelo ainda não está batido”

Batina Worm foi eleita vice-prefeita da capital gaúcha em 2024
Batina Worm foi eleita vice-prefeita da capital gaúcha em 2024 Foto : Fabiano do Amaral / CP Memória

Vice-prefeita de Porto Alegre, Betina Worm recebeu convites para concorrer pelo PL nas eleições de 2026 e estuda se deixará o cargo para ser candidata. A desincompatibilização até seis meses antes do pleito é uma exigência para qualquer pessoa que exerça funções no Executivo e pretenda se candidatar.

Seu partido, o PL de Jair Bolsonaro, a convidou pela primeira vez no final do ano passado. A primeira resposta veio como recusa. Agora, a sigla busca com mais afinco convencer a vice de Sebastião Melo (MDB) a integrar uma nominata proporcional, e Betina já passa a considerar a possibilidade.

“É possibilidade, sim. Eu não disse mais que não. Estou avaliando as consequências. Tenho um prazo curto (para se desincompatibilizar) por conta da Justiça Eleitoral. As conversas têm acontecido, mas não está batido o martelo. Ainda estamos avaliando como impacta para mim e para a prefeitura”, afirmou Betina Worm à reportagem.

Betina foi indicada para concorrer como vice de Melo nas eleições municipais de 2024 pelo deputado federal Luciano Zucco, atual pré-candidato do PL ao governo do Rio Grande do Sul. É dele que, novamente, parte o convite para Betina figurar nas urnas de novo – apenas pela segunda vez na vida. Ela deixou as Forças Armadas para poder se candidatar na capital gaúcha.

Como as articulações ainda ocorrem, não foi definido o possível destino da tenente-coronel da reserva. As primeiras conversas, no final do ano passado, indicavam uma candidatura a deputada estadual. Agora, concorrer para deputada federal também aparece como possibilidade.

Para tomar a decisão, pesa a favor de Betina o fato de ela não precisar renunciar ao mandato para poder concorrer. A Lei Complementar nº 64/90 prevê uma regra específica para os vices permitindo que possam preservar seus mandatos se forem concorrer a outros cargos. Desta forma, ela poderia voltar à prefeitura caso não seja eleita em outubro.

Nesta terça-feira, haverá uma reunião no PL estadual para debater outros temas – mas o futuro de Betina também pode entrar em pauta.