Visita de Lula à China é reagendada para 11 e 14 de abril

Visita de Lula à China é reagendada para 11 e 14 de abril

Viagem foi cancelada devido a uma pneumonia

AFP e AE

publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará finalmente à China entre 11 e 14 de abril, depois de cancelar uma visita de Estado agendada para esta semana devido a uma pneumonia, disse à AFP um porta-voz do Palácio do Planalto nesta sexta-feira. O cancelamento da viagem ocorreu no sábado passado.

Após o cancelamento da visita, o Ministério das Relações Exteriores da China disse que foi informado e que trabalharia para combinar uma data conveniente a ambos. A notícia de que Xi Jinping enviara mensagem desejando pronta recuperação a Lula e que estava de acordo a reagendar a visita numa data próxima saiu na capa do jornal local China Daily. Isso foi interpretado por diplomatas como uma reação positiva.

A visita ao país é prioridade desde a transição de governo, e vinha sendo trabalhada para ocorrer nos primeiros 100 dias. Pessoas próximas a Lula dizem que ele investe em ir à China antes de pisar na Europa. A previsão é que ele esteja em Portugal no fim de abril. O Itamaraty trabalha na costura de uma agenda entre os dois líderes. Os chineses querem reproduzir ainda encontros de grandes dimensões entre delegações de governo e empresariais.

Em sua estadia na China, o presidente espera estreitar as relações comerciais com a gigante asiática. O país é o principal destino das exportações do agronegócio brasileiro. Segundo informações do Planalto, a nação chegou a ter 31,9% de participação nas exportações, totalizando um valor de US$ 50,79 bilhões. Além da carne bovina, o país chinês também é protagoniza no envio de soja em grãos, carne bovina in natura, carne de frango in natura, celulose, açúcar de cana em bruto e algodão.

Na China, Lula também deverá ir a Xangai participar de uma solenidade de posse da ex-presidente Dilma Rousseff, que já despacha na metrópole chinesa como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, ligado ao BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China África do Sul).


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895