Votação em São Leopoldo e Novo Hamburgo segue tranquila neste domingo

Votação em São Leopoldo e Novo Hamburgo segue tranquila neste domingo

Pleito não tem filas e até o momento não foram registradas ocorrências de crime eleitoral

Stephany Sander

Colégio Marista Pio XII, onde mais de 3 mil eleitores votam, em Novo Hamburgo, estava praticamente vazio no meio da manhã

publicidade

O domingo do segundo turno das eleições está sendo calmo no Vale dos Sinos nas cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo. Eleitores não enfrentam filas para votar e não há registro de nenhuma ocorrência envolvendo crime eleitoral. Em Novo Hamburgo, o Colégio Marista Pio XII, onde mais de 3 mil eleitores votam, estava praticamente vazio no meio da manhã. "A maior movimentação geralmente ocorre entre às 13h e 15h mas ainda sim, será mais calma que no 1°turno", comentou o fiscal Anderson Momberguer.

• Confira o que você pode levar ou não para a cabine de votação

De acordo com Joseline Vargas, juiza eleitoral da 76° Zona, apenas duas urnas precisaram ser substituídas. "A votação está sendo bem mais tranquila e rápida, por ser apenas dois cargos", explica ela, salientando que uma urna da sessão 480 foi sorteada para votação paralela, em Porto Alegre. "É uma espécie de auditoria, pois os votos digitados serão comparados ao final do dia para confirmar o mesmo resultado", explica.

• Perdeu o título? Use a CNH no momento de votar


Assim como no 1° turno, a transmissão de dados, do local de votação para a sede da Justiça Eleitoral, também deve agilizar o resultado da votação, em pelo menos 1h30. "Ao invés de os mesarios trazerem as urnas até nós, eles transmitem os dados dos equipamentos diretamente do local onde estão", complementa a juíza.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895