Política

Yeda Crusius desiste de viajar aos Estados Unidos

Governadora teme que o vice-governador assuma o cargo

Yeda Crusius desiste de viajar aos EUA
Yeda Crusius desiste de viajar aos EUA Foto : Antônio Sobral
A governadora Yeda Crusius não vai mais viajar aos Estados Unidos, pois teme que o vice-governador assuma o cargo. Em entrevista à Rádio Guaíba, Yeda falou que o “momento politico do Rio Grande do Sul atrapalha o Estado”.

“Não é hora de sair, de passar o cargo. É um risco. Não deixo o Rio Grande do Sul assumir este risco. Se tem uma atitude como essa fora do cargo (em referência a Paulo Feijó), como é que vai ser a atitude no cargo? Tenho a responsabilidade de zelar pelo Rio Grande", afirmou. A governadora foi questionada se cancelar a viagem não seria mais prejudicial ao Estado. Com esta decisão, “eu não trago prejuízos ao Rio Grande, eu evito", disse.

A governadora comentou ainda que estuda propor alterações na legislação que disciplina a compra de equipamentos para o chefe de executivo que decidir morar fora do Palácio Piratini. As alterações deixariam as normas mais claras, disse Yeda. Nesta semana, a oposição questionou a compra de móveis destinados à casa da governadora pagos com o dinheiro público.

Yeda está hoje em São Paulo e se reuniria, na próxima semana, nos EUA, com representantes do Banco Mundial e da Agência Norte-Americana para o Comércio e Desenvolvimento. Na terça-feira, a governadora iria se encontrar com a comitiva do governo em Palo Alto, na Califórnia.

O advogado da governadora disse que há um conjunto de instituições articulando tentativas de derrubar Yeda do poder. Fábio Medina Osório avaliou o momento político gaúcho como uma tentativa de golpe institucionalizado, ao comentar a entrevista. Para ele, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal degradam a imagem da chefe do executivo ao aceitarem o denuncismo sem provas.