Záchia é interrogado por juiz e procurador federal no caso da Operação Rodin

Záchia é interrogado por juiz e procurador federal no caso da Operação Rodin

Ex-secretário municipal do Meio Ambiente é um dos réus do processo

Renato Oliveira / Correio do Povo

publicidade

O juiz Loraci Flores de Lima, da 3ª Vara Federal de Santa Maria, ouviu nesta tarde o ex-secretário municipal do Meio Ambiente Luiz Fernando Záchia. Réu em uma das dez ações penais oriundas da chamada Operação Rodin, Záchia foi interrogado pelo magistrado e pelo procurador federal Ivan Claudio Marx por meio de videoconferência. Ao final da audiência, o juiz abriu prazo para apresentação das alegações finais. O Ministério Público Federal (MPF) terá 15 dias, a contar da publicação do despacho para apresentar seus memoriais. Depois, será a vez dos advogados de defesa, que terão o mesmo prazo. Ao final do período, os autos voltarão conclusos para sentença.

Operação Rodin

Deflagrada em 6 de novembro de 2007 pela Polícia Federal, a chamada Operação Rodin deu origem a dez ações penais e três ações de improbidade administrativa que tramitam na 3ª Vara Federal de Santa Maria. O processo principal tem 32 réus e mais de 90 mil páginas. Ao longo de seu andamento, foram ouvidas mais de 300 testemunhas e proferidas mais de 200 decisões.

No caso da ação penal contra o ex-deputado e chefe da Casa Civil durante o governo Yeda, a denúncia foi oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) em outubro de 2011. A defesa prévia do acusado foi apresentada em fevereiro do ano seguinte. Ao longo do processo, foram ouvidas três testemunhas de acusação e uma de defesa. Outras sete pessoas foram dispensadas pelos advogados do acusado de prestar depoimentos.

Bookmark and Share


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895