Agricultores familiares gaúchos pedem apoio ao governo federal para enfrentar estiagem

Agricultores familiares gaúchos pedem apoio ao governo federal para enfrentar estiagem

Líderes reúnem-se com ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, na tarde desta quarta-feira

Correio do Povo

publicidade

Representantes da agricultura familiar cumprem agenda de reuniões em Brasília, esta semana, em busca de apoio aos produtores afetados pela estiagem no Rio Grande do Sul. As reuniões começaram nesta terça-feira, no Ministério do Desenvolvimento Regional e no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e contaram com a participação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf/RS), do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional gaúcho (Consea/RS).

Segundo o coordenador geral da Fetraf-RS, Douglas Cenci, o objetivo é tratar de demandas para auxiliar no combate à seca no Estado. Entre os pedidos, estão ações de abastecimento, como o fornecimento de água para consumo imediato da população e a implantação de ações estruturantes para evitar novos desabastecimentos, como a instalação de cisternas, pequenos açudes e poços artesianos. “Vamos apresentar quais comunidades e quais municípios têm a necessidade de perfuração de poços artesianos e da construção de redes de distribuição de água”, detalha Cenci. O grupo também solicitou ampliação do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA) e solicitou um auxílio emergencial aos atingidos pela escassez hídrica.

O grupo também se reuniu com Edegar Pretto, que deverá assumir a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na próxima semana. “Falamos sobre a possibilidade de liberação de alimentos, principalmente de milho, subsidiado para a agricultura familiar, assim como o aumento dos pontos de distribuição do grão no RS”, afirma Cenci. A agenda segue nesta quarta-feira com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

Foto: Comunicação Fetraf-RS / CP.

Foto: Comunicação Fetraf-RS / CP.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895