Brasil inaugura negócios com o México

Brasil inaugura negócios com o México

A projeção é de que entre 80 milhões e 100 milhões de dólares sejam gerados a partir de exportações

Camila Pessôa

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Cinco empresas brasileiras (BRF, Copacol, C.Vale, Netto Alimentos e Pif Paf) fecharam seus primeiros negócios de exportação de carne suína para o México entre 21 e 23 de fevereiro, em ação da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em parceria com a ApexBrasil na Expo Carnes y Lacteos 2023. O evento ocorreu na cidade de Monterrey e é o mais importante da indústria de proteína animal no México, conforme a ABPA. 

A projeção é de que entre 80 milhões e 100 milhões de dólares sejam gerados a partir de exportações decorrentes de contatos estabelecidos na feira, segundo o diretor de Mercados da ABPA, Luís Rua. “A gente começa a ver comércio com o México acontecendo a partir de agora”, comenta. O país é o segundo maior importador mundial de carne suína. As compras totalizam 1 milhão de toneladas da proteína ao ano, sendo 80% originadas nos Estados Unidos. “A produção e exportações de carne suína nos Estados Unidos têm diminuído. Então o Brasil surge como um novo parceiro do México. Vimos que há um apetite grande dos mexicanos por comprar a nossa carne suína”, afirma Rua.

O México também está entre os dez principais destinos da carne de frango brasileira e registrou alta de 34,3% nas compras em 2022. Os embarques chegaram a 140,3 mil toneladas amte as 104,4 mil toneladas de 2021. “O Brasil, que segue livre de enfermidades, é um porto seguro para esses países”, diz.


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