Calor pode acelerar plantio de soja em áreas úmidas

Calor pode acelerar plantio de soja em áreas úmidas

Altas temperaturas intensificam evaporação da água acumulada no solo e abrem possibilidade à implantação de lavouras que estão atrasadas no RS

Itamar Pelizzaro

Semeadura está concluída em 84% da área prevista para a oleaginosa no RS

publicidade

A onda de calor que ganha força neste fim de semana pode ser benéfica ao plantio dos grãos da safra 2023/2024. Com a implantação atrasada em relação ao ano passado, principalmente da soja, o produtor localizado em regiões que ainda acumulam bastante umidade na terra poderá intensificar as atividades. “Não é a temperatura que acelera o plantio, mas a condição de umidade do solo, que seca mais rápido”, explica o técnico da Emater/RS-Ascar, Alencar Rugeri. Conforme a instituição, 84% da área destinada à oleaginosa está plantada no RS.

Segundo o Boletim Integrado Agrometeorológico 50/2023, produzido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga, a previsão é de muito calor para os próximos sete dias. Para o final de semana, o informativo prevê temperaturas em patamares superiores a 35°C em todas as regiões e próximas de 40°C em algumas áreas. O calor mais intenso deverá ser sentido, especialmente, no Vale do Uruguai e nas regiões das Missões, Central e Metropolitana.

Veja Também

Depois do mormaço, entre segunda e quarta-feira, a lenta propagação de uma frente fria deve provocar chuva em todo o território gaúcho, com possibilidade de novas tempestades Os volumes esperados devem oscilar entre 15 mílímetros e 35mm na maior parte do Estado. Na Campanha e na Fronteira Oeste, a previsão indica valores mais elevados, entre 60mm e 80mm – podendo alcançar 100mm em algumas localidades.

O meteorologista Flávio Varone, da Seapi, diz que este final de semana antecipa a tendência de uma estação de altas temperaturas e com incidência de ondas de calor mais fortes.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895