Dia Mundial dos Pulses celebra leguminosas como protagonistas na segurança alimentar mundial

Dia Mundial dos Pulses celebra leguminosas como protagonistas na segurança alimentar mundial

Feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico estão entre os pulses mais consumidos, segundo a Organização das Nações Unidas

Correio do Povo

Em 2022, no Rio Grande do Sul, foram produzidas cerca de 59 mil toneladas de feijão, a maioria de feijão preto

publicidade

Nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora o Dia Mundial dos Pulses, nome dado às sementes de leguminosas como feijão, ervilha, lentilha e grão de bico. Fontes ricas de nutrientes, esses alimentos são considerados garantia para a segurança alimentar do planeta, também porque podem ser armazenados por muito tempo.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), as leguminosas podem ajudar a aumentar a diversidade das dietas, especialmente em países em desenvolvimento. No Brasil os pulses são cultivados durante todo o ano, sendo que o feijão está em todas as regiões.

Os estados do Paraná, Minas Gerais e Bahia concentram 50% da produção nacional de feijão, mas o Distrito Federal tem se destacado nesse cenário. Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção total da leguminosa totalizou 39 mil toneladas em 2022. A primeira safra, que é a principal no Distrito Federal, totalizou 27,1 mil toneladas. No Rio Grande do Sul, tradicional pelo plantio de feijão preto, no ano passado a produção de feijão nas duas safras chegou a 59 mil toneladas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895