Emater/RS-Ascar destaca iniciativas de apoio a povos indígenas

Emater/RS-Ascar destaca iniciativas de apoio a povos indígenas

Ações desenvolvidas junto a aldeias das quatro etnias existentes no Estado contemplam principalmente mulheres, jovens e idosos

Correio do Povo

publicidade

Aldeias das quatro etnias indígenas existentes no Rio Grande do Sul – Charrua, Guarani, Kaingang e Xokleng – são contempladas por iniciativas de extensão rual e social desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar. As iniciativas foram destacadas pela instituição às vésperas da comemoração do Dia dos Povos Indígenas, comemorado nesta sexta-feira, 19 de abril. A homenagem foi estabelecida pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943, então como Dia do Índio. No Estado, de acordo com Emater/RS, vivem hoje cerca de 7,5 mil famílias indígenas, distribuídas em 70 municípios.

O apoio à geração de renda, principalmente por meio do artesanato, o esforço para reduzir a dependência externa de alimentos e para assegurar o acesso às políticas públicas estão entre as prioridades das realizações. “A essas famílias são desenvolvidas ações para reparação ou minimização dos impactos do processo colonial e histórico de violação dos direitos dos povos indígenas, responsáveis pelas vulnerabilidades ambientais, culturais, econômicas e sociais das famílias indígenas”, diz a antropóloga e extensionista da Emater/RS-Ascar, Mariana de Andrade Soares.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895