Embarques de carne bovina em julho atingem menor volume desde 2019

Embarques de carne bovina em julho atingem menor volume desde 2019

Queda coincide com redução em valores médios de exportação e declínio de preços internos do boi, mostram pesquisas do Cepea e levantamentos no Rio Grande do Sul

Patrícia Feiten

publicidade

O volume de carne bovina in natura exportado pelo Brasil somou 160,80 mil toneladas em julho, o menor desempenho para o mês desde 2019, informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP) na quinta-feira (3), com base em dados do governo federal. O resultado foi 3,88% inferior ao de igual período de 2022 e 16,57% inferior ao de junho passado.

Segundo os pesquisadores do Cepea, a retração foi verificada mesmo com a queda dos preços pagos pela proteína brasileira. O valor médio da carne exportada (4.740,31 dólares) em julho foi o menor desde março de 2021, tendo ficado 6,21% abaixo do de junho deste ano e 27,62% abaixo do patamar do sétimo mês de 2022. “Os números mais negativos no âmbito internacional são justificados pelo momento atual da economia mundial, com inflação em alta, taxa de juros em elevação e aumento da produção de alimentos em alguns países”, destacou o Cepea, em nota. No mercado interno, a arroba bovina acumula queda de 4,7% no mês, para 47,54 dólares, de acordo com o centro de pesquisas.

No Rio Grande do Sul, o último levantamento do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), divulgado no dia 2 de agosto, mostra que o quilo do boi comercializado a peso vivo caiu 0,7% frente à semana anterior, recuando para R$ 8,88. “Essas reduções, quase que sucessivas, desde meados de abril deste ano, podem ter ocorrido em função da redução de demanda interna e da entrada de carne proveniente de outros estados”, avaliou o NESPro, em comunicado. De acordo com outro levantamento semanal de preços, realizado pela Emater/RS-Ascar, o preço médio do boi para o abate estava em R$ 8,74 o quilo vivo em 2 de agosto, uma redução de 1,91% frente à média da semana anterior.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895